sexta-feira, dezembro 17, 2004

Espírito de Natal no Metro

hoje assisti a uma história comovente no Metro. O comboio onde ia ia bastante cheio e encheu ainda mais quando parou na estação da Alameda. Entrou toda a gente menos uma velhinha com um ar muito simpático que ficou em frente à porta, sem qualquer hipótese de entrar. É então que ela diz uma coisa absolutamente extraordinária:
- "Está muita gente ai dentro. Devia morrer metade."
Ao que um senhor responde:
- "A senhora vai primeiro.
São estes momentos que nos fazem ter fé em Deus por nos deixar velhinhos tão bondosos.

Substituição das G3

Finalmente, após quase quarenta anos de serviço, as G3 vão ser substituídas.
Paulo Portas já anunciou que o concurso já devia ter sido lançado, mas que devido aos acontecimentos das últimas semanas teve que ser adiado.
O concurso será gravado na Venda do Pinheiro e a casa está pronta para acolher oito concorrentes que ao longo de dois meses irão a votos para ver quem terá a adjudicação dos contratos. A TVI já garantiu os direitos de transmissão do concurso.
As expulsões serão aos Domingos e vencerá aquele que não for expulso pelo público... ou abatido por um dos outros concorrentes.

Turquemenistão

Nesta ex-república Soviética, quem criticar o presidente arrisca-se a apanhar uma pena de prisão perpétua. Se esta medida vigorasse no nosso país, metade dos deputados do PSD e CDS já estavam na cadeia... alguns deles na solitária.

quinta-feira, dezembro 16, 2004

Super-Heróis Indignados

Reporter- Estamos em directo de Holmes Square, em Metropolis, onde está a decorrer uma mega-manifestação de super-heróis. Vou tentar aproximar-me deles para saber quais são as suas queixas. Homem-Aranha! Homem-Aranha, para o jornal da tarde, pode dizer-nos porque motivo estão a efectuar esta manifestação?
Homem Aranha- pretendemos um subsídio de risco do governo e uma comparticipação para as despesas com os nossos fatos.
Reporter- Que tipo de despesas?
Homem Aranha- Sempre que saío para combater o crime ou algum super-vilão, fico sempre com o fato estragado... . Quando não o queimo numa explosão acaba rasgado... sabe quanto custa o metro deste tecido? É uma vergonha...
Reporter- Como podemos ver, os ânimos estão exaltados, os super-heróis queixam-se de não estarem a ser ajudados pelo Estado. Vamos falar com mais um. Temos aqui o Super-Homem. Super, o cartaz que traz consigo diz que o Governo não ajuda os Heróis.
Super-Homem- É verdade, é mais uma das falsas promessas deste governo, que sempre disse que seriam dados benefícios a quem se dedica a ser super-herói e afinal de contas as coisas estão todas na mesma. Antes das eleições prometem tudo, depois não fazem nada..
Reporter- Vamos continuar a acompanhar esta enorme manifestação e voltaremos assim que tivermos mais novidades.

PP (Penteado à Portas)

Só ontem é que reparei no corte de cabelo do Paulo Portas. Será uma nova estratégia para as eleições?

Assembleia da Madeira

Os trabalhos tiveram que ser interrompidos devido a uma troca de insultos entre Jacinto Serrão, presidente do PS Madeira e Jaime Ramos, líder da bancada PSD.
Tudo começou quando Jacinto Serrão se referiu a um discurso de Alberto João jardim como um discurso para adormecer Rinocerontes.
JR: "Rinoceronte és tu que estavas a dormir."
JS: "Jaiminho... jaiminho... jaiminho... Não entres no ramo da Zoologia... antes de ires para o poder andavas a vender sifões de retrete! Hoje estás milionário como?"
JR: "Gatuno!"
(para quem não soube deste caso, quero só dizer que estes diálogos não são inventados, aconteceu mesmo)
A sessão foi depois interrompida para acalmar os ânimos.
Um dos responsáveis pelo PS Madeira disse mais tarde:
- "Estamos a dar uma péssima imagem do primeiro órgão próprio da autonomia"

Espero que estes excelentes exemplos de fazer política continuem, pois em Portugal existem muitos humoristas que precisam de trabalhar

Olimpíadas do Terrorismo

- Bom dia, estamos em directo algures na faixa de Gaza para assistir ás 3ªs Olímpiadas do terrorismo. Connosco, para comentar, está Eleutério Alves. Eleutério, o que achaste da cerimónia de abertura, que desta vez foi mais curta do que o habitual?
- Bom dia, senhores telespectadores. Foi uma comovente cerimónia que tentou fazer uma homenagem ao grande líder Yasser Arafat. Infelizmente, quando tentavam formar as letras com o nome de Yasser, o grupo encarregue da letra Y rebentou demasiado cedo e estragou o efeito... mas são coisas que acontecem.
- Sem duvída.- O comentador faz uma pequena pausa.- Bem, parece que os concorrentes para a primeira prova já estão preparados para começar. Na pista 1 vamos ter Jardir-Al-Qarawa do Iraque. Na pista 2, Ahmed-El-Al da Síria. Finalmente, na pista 3, Ahmed Basir da Palestina.
- Basir é considerado por muitos como a grande esperança destes Olímpicos, depois de ter feito o melhor tempo nos treinos de ontem. Além disso, como sabem, vem de uma família com grandes tradições na arte dos atentados há mais de 10 anos.
- Eleutério, é preciso não esquecer que ele é sobrinho do célebre Bharad Basir que detém o recorde desta prova, o rebentamento do autocarro.
- Sim, é verdade, o saudoso Bharad que provocou 25 mortos e 30 feridos na sua primeira e última prova.
- Mas estamos aqui para ver a prova de hoje e os concorrentes estão já nas suas posições, aguardam apenas o sinal do chefe de prova para partirem. Para quem não sabe, a prova consiste num percurso de 1km em que terão de atravessar dois postos de controle Israelitas, entrar no terminal, escolher um autocarro e explodir.
- A tensão é enorme entre os concorrentes...
- E partiram! El-Al mais rápido está na frente, mas Basir e Qarawa logo atrás não perderam muito terreno. Aproximam-se do primeiro posto de controle e recebem ordens para parar, mas Basir afasta-se do grupo e aumenta a velocidade... os soldados Israelitas começaram a disparar. Oh, não, Qarawa foi atingido numa perna e caiu. Basir e El-Al conseguiram passar.
- Mas Qarawa não desiste, é este o espírito Olímpico. Ele tenta passar ao pé coxinho, mas... não conseguiu, foi abatido.
- É pena, Eleutério, Qarawa tinha grandes esperanças nesta prova. Mas voltemos à liderança: Basir está agora a chegar ao segundo posto de controle, separado de El-Al por apenas uns 10 metros de distância. Os soldados desta vez nem mandam parar, começaram logo a disparar. Basir corre em zigue-zague e consegue passar, meu Deus, que prova maravilhosa que ele está a fazer. El-Al parece ter sido atingido, parou, deu meia-volta e caiu. Basir está sozinho na prova, resta saber se conseguirá bater o recorde mundial e Olímpico pertencente ao seu tio... Ele entrou agora no terminal e dirige-se para um autocarro que se prepara para partir... já entrou... - Pequena pausa.- E explodiu!! vamos aguardar pelos resultados.
- Basir era o favorito e parece ter justificado o favoritismo que lhe era dado.
- E já temos os resultados... é uma desilusão, senhores e senhoras. Basir entrou num autocarro que ia para reparação e na altura estava vazio. A desilusão é evidente na face dos apoiantes de Basir, o que achas Eleutério?
- Havia uma grande expectativa em torno da prova de Basir e parece que ele acusou a responsabilidade. Se tivesse escolhido o autocarro mais à esquerda tinha boas hipóteses de ter feito história hoje.
- E assim nos despedimos por hoje. Voltaremos em breve para mais uma transmissão em directo.

quarta-feira, dezembro 15, 2004

Pedimos desculpa também

Foi criado recentemente um site na internet onde alguns americanos pedem desculpa ao mundo por Bush ter sido re-eleito Presidente dos EUA.

Esta ideia já foi adoptada por alguns portugueses que lançaram um site onde pedem desculpa à Europa por terem deixado Durão Barroso ser nomeado presidente da comissão europeia:
www.deixámo-lo.fugir.com

Entretanto, outro grupo de portugueses criou um site dedicado a Santana Lopes e a Paulo Portas com o seguinte endereço:
www.fiquem.com.estes.também.com

A fama

Vivemos numa sociedade que está cada vez mais dependente da televisão e que consome tudo o que é exibido, independentemente da qualidade. Prova disso são os inúmeros reality shows que por aí andaram: Big Brother, Acorrentados, Bar da TV e Masterplan. E andam: Quinta das Celebridades

O Zé Maria foi sem dúvida a figura mais mediática de todas. Tornou-se famoso por participar num programa de televisão em que cuidava das galinhas e onde os outros falavam mal dele. De um dia para o outro tinha vinte mil contos e propostas para programas de tv, anuncios, etc... Alguns anos mais tarde tentou atirar-se da ponte com o fim da fama e do dinheiro.

De todas as figuras que apareceram, a mais bizarra foi sem dúvida a Gisela. De um dia para o outro tornou-se famosa e até apresentadora de um programa de televisão, além de ser presença constante em tudo o que era festas (já repararam que basta haver uma festa para que estas figuras apareçam quase todas por lá? Um dia vou escrever uma teoria sobre isto). A carreira de apresentadora foi breve e há quem diga que não devia sequer ter começado e que ela era demasiado violenta. Consta que a Gisela bateu em quem disse isso.

Um dia bastará ser entrevistado para o telejornal para que no dia seguinte lhe peçam autógrafos na rua



terça-feira, dezembro 14, 2004

Os Marretas e o Futebol

A RTP andou a anunciar que ia transmitir em directo o jogo entre os amigos de Ronaldo e do Zidane contra a pobreza e a fome. Só que em vez do jogo transmitiram a conferência de imprensa de Santana e Portas. Lá estavam eles com aquele ar de satisfação que parecia dizer: "Fomos para a rua, mas os portugueses também não vêem o jogo do Ronaldo e do Zidane em directo. E vamos falar muito devagar para demorar mais tempo".
É assim que eles esperam conseguir votos?
E a RTP? Antes da Conferência de Imprensa começar já estavam a anunciar em rodapé que eles não iam concorrer coligados. Se já sabiam o que eles iam dizer, para quê transmitir tudo?
Para piorar ainda mais as coisas, quando vão iniciar a transmissão do jogo, que só podia ser em diferido, enganam-se e passam para o jogo em directo. Fiquei logo a saber que perto do intervalo a equipa de Zidane estava a ganhar por 3-1.

Apedrejamento público

Após o jogo contra o Belenenses e ao chegar ao Estádio da Luz, o autocarro do Benfica foi rodeado e apedrejado por adeptos em fúria.
Para quem viu o filme "A vida de Bryan" dos Monty Pithons sabe o quanto um vendedor de pedras pode ganhar nestas alturas. Prevejo que para os próximos jogos do Benfica vamos ter os vendedores de cachecóis, as roulottes de couratos e ao lado os vendedores de pedras.
-" Olha a pedra redondinha, é para acertar na cabecinha!"

Adaptação livre de obra de Augusto Gil

Batem leve, levemente, como quem chama por mim.
Será chuva? Será gente? Gente não é, certamente e a chuva não bate assim.
Quem bate, assim, levemente, com tão estranha leveza, que mal se ouve, mal se sente?
Não é chuva, nem é gente, nem é vento com certeza.
Fui ver.
Era um Sismo de intensidade 5.4 na escala de Richter

Cinha e a Política

Cinha jardim vai apoiar Paulo Portas para as próximas legislativas. No entanto, desconfio que ela vai desistir na véspera de irem a votos.

Numa recente entrevista, após deixar a quinta das celebridades, ela afirma que "os políticos trabalham muito e eu não gosto de trabalhar", dizendo logo de seguida ser "democrata-cristã, quer esteja por cima ou por baixo" (esta nem vou comentar). Cinha termina a entrevista com uma frase memorável: "Os melhores ministros deste governo foram os do PP."
Confirma-se assim a teoria de que o cheiro da bosta de vaca tem os mesmos efeitos do haxixe

Sismo 2

O sismo foi o tema da conversa da tarde de ontem e do dia de hoje.
Eu já tenho uma ideia de como ganhar dinheiro com isto. Vou vender camisolas com a seguinte frase: "Eu senti!"

Ja agora, fica aqui o melhor comentário que vi online (Portugal Diario) sobre o sismo:
"Estava eu no computador quando de repente senti a cadeira a abanar, pensei que fosse algum camião a passar, mas o meu colega estava na WC a fazer necessidades e também sentiu. "

Prós e Contras

O programa Prós e Contras de ontem foi , no mínimo, excelente.
Cresci a ver humoristas como Raul Solnado, Nicolau Breyner e Herman José e a ver filmes portugueses com Vasco Santana e António Silva, na época de ouro do cinema português. Hoje em dia, o humor está muito bem entregue a pessoas como as que integram o Gato Fedorento, Produções Fictícias e Contra-Informação, todos eles representados no programa de ontem.
Sobre o tema, concordo absolutamente com uma afirmação do Ricardo Araujo Pereira em que diz que no humor não pode haver tabus. Alguns limites de bom senso e respeito sim, mas tabus não.

Foi pena que a apresentadora tenha ido para o programa sem conhecer minimamente os GF. Primeiro falou sobre o Bruno Nogueira como fazendo parte do grupo, depois referiu-se ao tipo de humor deles como Stand Up Comedy.
Uma palavra de apreço para a senhora Noémia Costa. É que ela considera o humor que se faz no programa "Levanta-te e Ri" como degradante e obsceno. Ao ouvir os comentários desta senhora fiquei a admirar ainda mais o Raul Solnado e o Nicolau Breyner, pois eles evoluiram.


segunda-feira, dezembro 13, 2004

Pastéis de belém

Deviam aprovar uma lei que acabasse com este tipo de bolos... só para evitar que os nossos rivais gozem connosco sempre que o Benfica faça figuras como fez ontem à noite.

Para pensar

Este país tinha muito mais piada se as pessoas falassem com o mesmo tom e volume de voz que utilizam na revista à portuguesa.

Sismo

Terá sido um Sismo ou serão ainda as réplicas do terramoto político que atingiu Portugal?

Histórias da Caserna 2

Voltei a perder a confiança, anos mais tarde, quando o Paulo Portas foi nomeado Ministro da Defesa

Histórias da Caserna

Em Portugal existem dois tipos de formação militar. A que é dada ás Forças Especiais e a que é dada aos outros. Como voluntário especialista tive uma formação militar normal onde foi explicado o essencial: Ao retirar a cavilha de uma granada convém lançá-la para longe; Como desencravar a G3 sempre que se dispara um tiro, etc.
Sempre que vejo o filme "Academia de Policia" lembro-me com saudades desses tempos.
Houve um dia que um militar ligou para o Centro de Comando a perguntar se podia matar um mocho que tinha voado para cima da torre; outro, que estava a fumar incendiou o mato em redor e teve que ser ajudado pelos bombeiros e há ainda a célebre história do militar que abandonou o seu posto porque estava com medo dos trovões.
Um ano depois entraram as mulheres para a tropa e foi o caos. Uma imagem que nunca vou esquecer é aquela em que uma rapariga estava a rastejar por baixo de um arame farpado, no meio da lama, e de repente pára a meio com um ataque de riso. O ridículo desta situação nem foi o ataque de riso, porque isso é comum acontecer quando se está deitado na lama gelada e com as costas arranhadas pelo arame-farpado. O ridículo foi ver o instrutor a pedir quase por favor para que ela continuasse.
Felizmente, mais tarde, fui colocado numa base de Pára-Quedistas e voltei a ganhar confiança nas nossas Forças Armadas.

CNN

Pode ler-se no site da CNN sobre a crise política que se vive em Portugal:

«Esta situação vai levar a uma paralisação política que Portugal, uma das nações mais pobres da União Europeia, não está em condições para aguentar».

Enviei um mail indignado para a CNN por não referir que a Àrvore de natal mais alta da Europa está em Portugal

A Dissolução do Parlamento

Andava um bocado preocupado com a decisão do Presidente em dissolver o Parlamento. Se formos ao dicionário ver as várias definições encontramos algumas interessantes:

operar a dissolução de;
desagregar, decompor;
fazer evaporar;
tornar nulo;
desmembrar;
separar os membros

Pessoalmente, prefiro a definição "Fazer Evaporar".

domingo, dezembro 12, 2004

Informação ao Público

Este espaço tem apenas 3 dias de vida e ainda não teve nenhuma visita. O motivo é a crise que o nosso país atravessa e a dissolução do parlamento. A economia foi afectada, as pessoas estão receosas. Ninguém se quer associar a um sítio onde se diz tanto disparate. Foi uma má altura para iniciar este Blog que não tem pretensões de ser engraçado, moralista ou cultural. O autor não tem convicções políticas ou religiosas e ultimamente não tem tido tempo sequer para se dedicar a um livro. Minto. Li recentemente o "Código Da Vinci", mas falo dele noutra altura.

Rambo 4

Para quem não sabe, Silvester Stallone fez recentemente 58 anos e continua tão mau actor como quando tinha 20 (dizem que com cerca de um mês de idade desempenhou muito bem o papel de um bébé, mas não existem provas desta afirmação). O seu melhor desempenho foi, possivelmente, no fime "A Fúria do Herói", onde apenas disse duas ou três frases, mas onde disparou mais de 1500 balas em menos de cinco minutos (esse recorde seria batido no filme Rambo 2, onde com uma M60 com uma cinta de munições com cerca de 50 balas, conseguiu disparar cerca de 2000. É o chamado milagre da duplicação das balas) .
As filmagens do filme Rambo 4 deveriam ter início em Janeiro do próximo ano, mas parece que foram adiadas. A acção deverá passar-se no Afeganistão e baseia-se nas acções militares americanas ocorridas após os ataques de 11 de Setembro.

Consta ainda no mundo cinematográfico que o argumento do filme Rambo 5 já está escrito. Neste filme, Rambo irá salvar o Coronel de um perigoso médico que dirige um lar para reformados Vietnamitas. Espera-se que seja um novo sucesso.

Grande Árvore

Depois do enorme desfile de Pais Natal que deslumbrou a Europa; da maior feijoada de sempre que foi servida a 14.000 pessoas (já para não falar na maior concentração de gás por m2); depois de um litro de F***Y ter lavado os 14.000 pratos e do mundo ter ficado boquiaberto com a quantidade de bandeiras nacionais que apareceram nas nossas janelas, Portugal está de parabéns. A árvore de Natal mais alta da Europa está no nosso país, mais concretamente em Belém. Sinto um grande orgulho neste feito.

O que interessa se Portugal está em primeiro lugar no ranking dos países com piores condutores, com mais alcoólicos, com ordenados mais baixos, com maior insucesso escolar? Temos a árvore de natal mais alta da Europa e os outros que se roam de inveja.