quinta-feira, janeiro 06, 2005

Liedson vs Karadas

Como todos sabem, pelo menos aqueles que seguem com mais atenção o grande fenómeno que é o futebol, este fim de semana temos um Sporting vs Benfica. O jogo, a disputar em Alvalade, vai ter a participação de dois dos melhores artistas do salto ornamental a jogar em Portugal. De um lado, o "Saltador dos Fiordes", Azar Karadas, do outro o "saltador tropical" Liedson.

Os comentários deverão ser interessante:
- ...Simão avança pela direita, passa por Beto e centra para a área, Karadas no caminho da bola e... já está no ar, um perfeito salto para a retaguarda, parece bom... vamos ver a reacção do árbitro, não, manda seguir e diz que não foi nada.
- Eleutério, vamos ver de novo a repetição... cá está, o salto parece perfeito, mas Karadas comete dois erros importantes, a meu ver: por um lado, não manteve as pernas paralelas, e, mais importante ainda, saltou cedo demais, pois o jogador do Sporting que estava mais perto, o Polga, estava ainda a cinco metros de distância.

Mais à frente no jogo é a vez de Liedson:
- ... Rochemback chuta, a bola bate com violência no poste e vai para Liedson. Argel intervém e lá está... pareceu-me ver um salto mortal encarpado lateral, mais uma vez o árbitro manda seguir mas ficam algumas dúvidas sobre este lance. Vamos pedir ao nosso realizador que mostre as imagens novamente.
- Foi um bom salto, sem dúvida. Na repetição vê-se que Argel não toca em Liedson que dá um salto maravilhoso... reparem na cara de Liedson, senhores telespectadores, parece estar em sofrimento, mas ao mesmo tempo está a olhar para o árbitro para ver qual será a sua decisão. Isto é arte no mundo dos saltos ornamentais.
- Agora parece que temos um problema qualquer... Liedson foi levado para fora das quatro linhas e parece que desapareceu... noto alguma agitação no banco do Sporting, especialmente em Peseiro, que encolhe os ombros. Esperemos que Liedson volte depressa...

quarta-feira, janeiro 05, 2005

Estratégia eleitoral

Ainda não consegui compreender a estratégia eleitoral do PSD. À primeira vista parece que as suas acções não passam de tiros nos pés com constantes problemas internos e comentários públicos negativos para a imagem de um partido que pretende ser governo. Mas uma análise mais atenta pode mostrar que afinal eles sabem o que estão a fazer e visa apenas dar uma falsa tranquilidade ao PS, surpreendendo-os depois nas vésperas das eleições. A questão dos outdoors e depois os problemas com Pôncio Monteiro só mostram que a táctica está a funcionar em pleno e que devemos esperar um PSD unido e moralizado.

Momento Cultural

Estou neste momento a ler o livro "O Caminho para Marte", de Eric Idle, um dos magníficos Monty Pithons. Este livro faz parte da colecção "E agora, para algo completamente diferente" (Uma frase famosa também dos MP) dirigida por Nuno Artur Silva das Produções Fictícias. Desta colecção fazem ainda parte os livros "Puro Disparate", de Steve Martin, e "Linguagem Seinfeld", de Jerry Seinfeld.
No "caminho para Marte", a acção desenrola-se no século XXII. Uma das personagens é um andróide chamado Carlton que acompanha dois humoristas durante as suas actuações e que "pretende escrever uma tese académica sobre comédia, qual o seu papel na evolução e a existência ou não de uma cura". A imaginação de Idle é espantosa e o livro vale mesmo a pena ler, é muito engraçado e viciante. Li-o em dois dias.

Por falar em livros, a moda agora é escrever sobre Jesus Cristo e a sua vida privada. E tudo isto por causa de Dan Brown e o "Código Da Vinci". Depois das várias versões do livro, incluíndo a ilustrada, surgiram os livros em que se tenta provar que JC casou com Maria Madalena, outros que tentam provar que Jesus Cristo não casou com Maria Madalena, a ligação dos templários com Jesus Cristo e o Santo Graal. As opções são muitas e aconselha-se para quem gosta de ficção científica. Surpreendentemente, nenhum dos livros menciona o nome de Alexandra Solnado.

Campeonato Nacional de Lingua Portuguesa 2

A vencedora da 3ª eliminatória foi uma língua do Porto, pertencente à senhora Odete Fragoso. O júri ficou maravilhado com a forma e textura da dita língua e não teve dúvidas em a apurar para a fase seguinte.

terça-feira, janeiro 04, 2005

Jesus não fala comigo

Estive a ler algumas passagens do livro da Alexandra Solnado e fiquei maravilhado com o que li. Fui logo para casa com a ideia de falar com Jesus mas não consegui estabelecer contacto. Das duas uma: ou Ele estava a falar com a Alexandra na altura ou então não quer falar comigo.
Por acaso toda esta história dá que pensar. Anda um padre toda a vida a rezar por ele, e Jesus não lhe diz nada, nem um obrigado. A Alexandra Solnado vai um dia à casa de banho e começam logo com grandes conversas, até parece que estiveram numa crucificação juntos...

Cavaco de fora

Cavaco Silva recusa aparecer num outdoor do PSD onde estava previsto aparecerem as fotos dos antigos PM´s com a seguinte legenda: "Ninguém fez mais por Portugal".
Pessoalmente, compreendo a atitude de Cavaco Silva pois estar a ser comparado com Durão Barroso e Santana Lopes não parece ser boa publicidade para quem pretende ser candidato a Presidente da República. É que para quem é professor e lida com alunos, não é boa ideia aparecer ao lado de dois desistentes...
Ja agora, não compreendo a ideia de colocar o Santana Lopes neste outdoor. Deviam colocar, pelo menos, a foto dele mais pequena em relação aos outros, porque não me lembro de nada positivo que ele tenha feito nestes poucos meses em que governou.

Erros

O que se paçará com o encino em Portugal em que tantos jovens dam tantos erros ortograficos? Será dos profeçores? Será do cistema de encino que temos neste pais?
para refletir.

segunda-feira, janeiro 03, 2005

Última Hora

Liedson ainda não regressou mas não está de férias.
Foi visto a fazer treino intensivo numa das piscinas do hotel onde está hospedado tendo em vista o jogo com o Benfica.

domingo, janeiro 02, 2005

A melhor reportagem de 2005

A SIC colocou uma equipa de reportagem no hospital de S.José para fazer uma peça sobre a passagem de ano naquele estabelecimento. Até aqui nada de novo.
O ponto alto da notícia foi quando entrevistaram uma senhora de idade por ser a primeira a utilizar a sala de Raios-X no novo ano. Em vez de irem para uma maternidade para entrevistar o primeiro bébé do ano, a SIC teve este golpe de génio e ultrapassou a concorrência com esta notícia que teve efeitos avassaladores no mundo do jornalismo. CNN e Sky News já enviaram alguns estagiários para Carnaxide.

Friends 2

Já aqui falei desta excelente série e vou falar novamente só para comentar uma curiosidade com que me deparei no último dia do ano de 2004. A série já chegou ao fim, infelizmente, perfazendo um total de dez séries com 235 episódios.
Comprei as primeiras oito séries num site espanhol (Excelentes preços e entregam em 24h, ok já fiz publicidade), mas a 9ª e a 10ª ainda não estão disponíveis por lá. Passaram-se vários meses e o espantoso é que fui encontrar a 9ª e a 10ª série onde menos esperava: numa prateleira da FNAC. Seja como for, já tenho a colecção completa e desde a noite de dia 31 que me rio novamente à conta da melhor sitcom alguma vez feita.