sexta-feira, janeiro 28, 2005

JSD lança novo cartaz

Em plena pré-campanha eleitoral, a JSD lançou o seguinte cartaz em que José Sócrates é a figura central e que está patente em todo o País:



Mas não acham que este senhor também ficava bem no referido cartaz?


Uma lenda da Ciência

"Sou apenas uma coleção de água, cálcio e moléculas orgânicas chamada Carl Sagan... Mas isso é tudo? Não há nada dentro a não ser as moléculas?"
Carl Sagan
(1934-1996)

Esqueceu-se das pilhas

Pois é, ontem ouviu-se uma das desculpas mais inovadoras alguma vez contadas em Tribunal. Quando a juíza perguntou a Manuel Abrantes porque razão ligou tantas vezes para Carlos Silvino, Manuel Abrantes disse que não podia responder porque se tinha esquecido das pilhas do seu aparelho auditivo. Tive acesso aos apontamentos do seu advogado e as próximas desculpas são as seguintes:
- Esqueci-me do pente em casa.
- Onde estou? Quem sou eu?
- Invoco a 5ª Emenda, Srº Drª Juíza
- Hâ?! Não vejo! Não vejo!

quinta-feira, janeiro 27, 2005

Tentativa de Recorde Político

O fundador do CDS, Freitas do Amaral, pretende estabelecer um novo recorde no mundo da política. Depois de fundar o CDS e apoiar o PSD, Freitas do Amaral vem agora apelar ao voto necessário no PS. Ficam as dúvidas se nas próximas eleições irá apoiar a CDU ou o BE.

Auschwitz

Há 60 anos atrás Auschwitz era libertado por tropas russas. Uma imagem e uma história que ninguém devia esquecer.

Novamente o Jantar...

Ao aceitar dar a cara pelo Bloco de Esquerda, está também a dar de barato o seu bem mais precioso: a imagem de um símbolo do bom humor nacional que já não é só dele e deveria poder ser de todos os admiradores - incluindo os que são do CDS. Como eu.
Resumindo, o RAP já arranjou um gestor para a sua imagem. Também concordo que não devia dar assim a sua imagem, devia cobrar um cachet simbólico ao BE, porque hoje em dia ninguém dá nada a ninguém. Infelizmente, com o sucesso, RAP parece que perdeu o livre arbítrio e agora está dependente da vontade de terceiros.
Algumas perguntas pertinentes:
Suponhamos que RAP era do CDS e ia ao jantar que a Cinha Jardim organizou ou vai organizar para apoiar o seu amigo Paulo Portas. Será que os autores deste blog reagiriam da mesma maneira? Já agora, porque não se indignam por esta senhora, símbolo do "Dolce Fare Niente" estar a usar a sua imagem e a do CDS? Será por ter ido ao jantar do BE que a imagem do RAP enquanto humorista passou a pertencer apenas aos Bloquistas? Será que a partir de agora só os militantes do BE se vão rir com ele? Vou prestar atenção ao genérico da próxima série do Gato Fedorento para ver se à frente do nome do RAP aparece entre parenteses as iniciais BE.

Agora, quando chegamos à política, o RAP deveria mesmo ser proibido de emitir qualquer opinião
Esta frase faz-me lembrar um senhor de idade que um dia caiu de uma cadeira... como se chamava ele?

quarta-feira, janeiro 26, 2005

O Jantar

Esta tarde esteve particularmente animada com a troca de posts entre RAP e os autores d´O Acidental. Resumindo, Ricardo Araújo Pereira foi a um jantar do Bloco de Esquerda e logo choveram críticas ao humorista por estar a associar a sua imagem a um partido político.
Pessoalmente, não sou grande admirador do BE, não me identifico com a sua ideologia política mas isso agora não é importante. A questão é que em todas as campanhas aparecem figuras públicas, quer seja da sociedade, actores ou músicos que se associam a determinado partido político. Não é por causa disso que são piores actores ou músicos. No dia 20 de fevereiro quem vai votar é o cidadão RAP e não o humorista RAP, apesar de, surprendentemente, um e outro serem a mesma pessoa.
Parece-me que neste caso o problema é que foi o RAP, um dos membros de um grupo que é o novo fenómeno da comédia, que foi a uma jantarada do BE. Se tivesse sido o Fernando Rocha ou o Nilton será que eles se incomodariam a escrever um post só para dizer que os humoristas não têm lugar na política?
Já disse aqui que não acredito no BE, mas respeito quem acredita. Ora, não é por o RAP dar a cara pelo BE que eu vou votar pelo BE ou que vou queimar o DVD do Gato Fedorento, chocado pelas convicções do artista. Felizmente, sou uma pessoa com personalidade jurídica bastante forte... se tal não acontecesse então posso garantir que com a Cinha Jardim a apoiar o CDS eu preferia votar no BE.

Os Cuscos nos transportes

Desde que criei este blog que ando sempre com um caderno e uma caneta à mão para algumas ideias que surgem de repente quando vou em algum transporte público. É engraçado ver a ginástica de cabeça e olhos que a pessoa que vai ao nosso lado faz só para tentar ler o que estamos a escrever. Neste momento, enquanto escrevo, tenho um cusco ao meu lado que não tira os olhos do caderno. Grande melga, espero que ele leia isto. Não deve ter chegado ainda até esta linha, deixem-me escrever mais um bocado só para ver se ele se ilumina. Bonita expressão esta, não é? Olha, já deve ter lido porque agora está a olhar para a janela.

Louçã: O gerador de vidas

Francisco Louçã foi o protagonista de um dos mais infelizes comentários desta campanha eleitoral. Durante um debate com Paulo Portas na Sic Notícias, Louçã argumentou que Portas "não tem o direito de falar de vida" pois "não sabe o que é gerar uma vida".
Nesse caso, se existir algum referendo no futuro sobre este assunto só deverão ser consultados quem já foi pai ou mãe? E será que só quem gerou uma vida é que pode ter o poder de decisão de vida ou de morte nesta questão?
O senhor Francisco Louçã nunca foi ao espaço, por isso não tem o direito de olhar sequer para cima.

terça-feira, janeiro 25, 2005

A culpa é do Sistema Informático

Este governo vai ficar conhecido por S.I.D. (sistemas informáticos defeituosos). Depois do célebre caso dos professores, agora o Sistema Informático Fiscal é culpado de andar a devolver milhões de euros a empresas. O irónico é que algumas empresas, após detectarem o erro e devolverem o dinheiro, acabam por voltar a recebê-lo de novo.
São casos como estes que dão um novo significado à palavra Competência.

Cara d´Alho, a Revelação 2

Ainda sobre este jovem jogador, desconfio que ele esteve na Luz no passado Sábado. É que ouvi alguém gritar "Cara d´Alho, perdemos outra vez!"

Politiquices 4

O Blog da CDU tem mais um post! A CDU aposta assim numa política de contenção de posts, possivelmente para não sobrecarregar o eleitor com muitas ideias de uma vez.
Perspicazes, os comunistas repararam que o tema que mais preocupa os portugueses não é a economia, o desemprego, a insegurança ou o facto do Benfica ter perdido em casa com o Beira-Mar. Neste momento, os comunistas estão preocupados em acabar com o aborto clandestino (talvez ainda impressionados com as aventuras do barco holandês em águas nacionais) promovendo a sua despenalização. Também concordo, mas neste momento parece-me que se justificavam outras prioridades.

A campanha da CDU, com aquele pessoal a "tocar" tambor atrás dos candidatos faz-me lembrar as festas das aldeias durante o verão...

Miki Fehér

Faz hoje um ano que Miki Fehér faleceu. Não será esquecido.



O mistério do nariz vermelho

Vários cartazes da campanha eleitoral de BE, PSD, CDS e PS apareceram com uma bola vermelha desenhada no nariz dos candidatos, em Lisboa. Quem terá sido?
Palhaços...

Politiquices 3

Paulo Portas também não faz grandes revelações a nível de promessas no seu blog, prefere apresentar a sua equipa e criticar Sócrates por não o fazer.
Está previsto Paulo Portas ir ao mercado da Ribeira, dar um beijo na senhora Rosete Aurora, peixeira de profissão, e criticar Sócrates por não o fazer.

Politiquices 2

José Socrates aposta em reduzir a função pública, o que parece ser uma boa ideia. Assim, são menos a meterem baixas por doença no fim do ano, o que vai melhorar a nossa média em relação aos outros países. Além disso, em dias de greve geral, os centros comerciais e outros locais de lazer não estarão tão cheios.
Sócrates arrisca ao dizer que "É possível criar 150 mil empregos no prazo da próxima legislatura. E é possível associar essa preocupação ao crescimento económico". PElo menos metade desses empregos deverão ser incluídos na habitual campanha interna de Jobs for the Boys.

Politiquices 1

É interessante ver que o Blog do PSD está a adoptar um estilo tipo anuncio a detergentes ,com o habitual testemunho de donas de casa satisfeitas. Santana Lopes dá a cara no primeiro post, mas o que se segue depois mostra que afinal existem , não 3, como se julgava, mas 4 cidadãos portugueses satisfeitos com a governação de P.S.Lopes. Curiosamente, um desses testemunhos até é de um simpatizante do PS mas que, convenientemente, vem elogiar o candidato deste blog.

segunda-feira, janeiro 24, 2005

Naves mortas

Um amigo meu comprou o Halo2 e estava a contar-me alguns pormenores do jogo quando disse uma coisa fabulosa: "...subimos para cima do tanque e quando a nave aparece começamos a disparar, mas não consigo matá-la."
Matar uma nave, mesmo uma virtual, deve ser o mesmo que um iraquiano dizer: "Ontem pus uma bomba à beira da estrada e matei um tanque." A propósito, no Iraque têm morrido muitos helicópteros, especialmente Apaches, e vários Humvees nos últimos meses.

domingo, janeiro 23, 2005

Os candidatos e os Blogs

Paulo Portas, José Socrates, Santana Lopes e Jerónimo de Sousa entraram no mundo dos blogs com perspectivas e motivações diferentes.

O Blog de Santana Lopes é um pouco a imagem de Portugal. Parece estar ao abandono e tem apenas um post que diz o seguinte: "BREVEMENTE NUM COMPUTADOR PERTO DE SI".

Paulo Portas aposta num estilo mais gráfico, com algumas imagens e pouca informação. Se fizermos um scroll rápido da página até parece uma mensagem subliminar... experimentem.

José Socrates é o candidato que tem postado mais desde que os blogs foram criados, no dia 21.

Jerónimo de Sousa apercebeu-se das vantagens dos blogs, mas parece-me que não vai ser frequentador assíduo do seu.

Já agora, porque não convidaram o bloco de esquerda?

Aproxima-se vaga de frio

É pena que esta vaga de frio não atinja Portugal só lá para o dia 20 de fevereiro, assim já tinha uma boa desculpa para não sair de casa.