quinta-feira, fevereiro 03, 2005

Black Hawk Down

Black Hawk Down "aka" Cercados é, para mim, o melhor filme de guerra alguma vez feito. Neste filme é-nos dada uma imagem dos acontecimentos de 3/4 Outubro de 1993 que quase roçam a realidade. Ao contrário de outros filmes de guerra que utilizam equipamento militar adaptado ou pertencente à Guarda Nacional, a produção deste filme conseguiu ir buscar os helicópteros UH-60 (Black Hawk) e os AH-6J (Little Birds) que estiveram envolvidos nos acontecimentos reais.
Enquanto que com "O resgate do Soldado Ryan" Steven Spielberg apresenta-nos uma história ficcionada dentro de acontecimentos reais, envolvendo um pequeno grupo de personagens, Ridley Scott apresenta um filme intenso com dezenas de personagens reais a viver uma situação que efectivamente aconteceu.
O filme é adaptado da obra de Mark Bowden, um jornalista que escreveu toda a história e a publicou em livro. Aqui, podem encontrar a versão editada no Philadélphia Online.
O trabalho de Ridley Scott e da equipa de fotografia é extraordinário, assim como de todo o elenco.

Curiosidades:
- Todos os helicopteros utilizados no filme estiveram envolvidos na operação real
- Keith Jones, piloto do exército, re-encena neste filme o salvamento que fez, na realidade, no local de queda do primeiro BH. Quando aterra junto do BH e ajuda a personagem de Richard Tyson a sair do fogo cruzado.
- As imagens que se vêm nos monitores por detrás do General Garrison são mesmo imagens recolhidas durante a batalha pelo helicóptero de suporte.
- No filme, todos os soldados têm o seu ultimo nome escrito no capacete. Apesar de ser incorrecto, Ridley Scott achou que assim seria mais fácil reconhecer os personagens, pois "com os uniformes parecem todos iguais".
- A cena em que o sargento Eversmann (josh Hartnet) corre desprotegido entre dois edifícios para recuperar um aparelho de infra-vermelhos nunca aconteceu na realidade. A cena é baseada no Sargento Tim Wilkinson, um enfermeiro, que arriscou várias vezes a vida desta maneira para chegar junto de soldados feridos.

terça-feira, fevereiro 01, 2005

Cartaz 2

Existe um cartaz, também de Santana Lopes, que diz apenas: "Contra ventos e marés."
Parece-me um bocadinho fraquinho, pois num país com um clima ameno este tipo de intempéries não parecem ser muito perigosas...

Cartaz 1

Passei hoje por um cartaz do partido do Sr. Santana Lopes que dizia: "Este sim, sabe quem é".
Ora, fico muito feliz por Santana Lopes saber quem é. É bom ter um candidato a Primeiro Ministro com um conhecimento profundo de si próprio e ainda por cima dizer isso com tanta certeza. Num país vítima de constantes erros e incompetência política são poucos os que se podem orgulhar de fazer este tipo de afirmações. Também era bonito ver cartazes do género: "Este sim, sabe que afundou o país" ou "Este sim, vai encher o país de Casinos"

Michael Jackson começou a ser julgado

Só agora? Há muitos anos que julgo que ele é um perfeito anormal...

segunda-feira, janeiro 31, 2005

Super(?)Liga

O campeonato de futebol , este ano, parece uma corrida de velhinhos em fase terminal. Depois de uma boa arrancada, há sempre alguém que escorrega e cai.